sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O FEÍSSIMO E RiDÍCULO EUCALIPTO


No séc, XIX já se plantavam eucaliptos, em Portugal. Originária da Austrália, esta árvore, ao contrário do que afirma Zé Fernandes em "A Cidade e as Serras" pode ser de uma extraordinária beleza, passados muitos anos, quando envelhece e o seu tronco ganha uma largura considerável. De combustão muito fácil, atualmente é usada sobretudo para produzir pasta de celulose, usada no fabrico de papel, carvão vegetal e madeira.
O objetivo do plantação do eucalipto é hoje em dia puramente comercial. Pode, na minha opinião, ser plantado em locais muito vigiados pelos plantadores, como é óbvio, e por toda a comunidade. Creio que existem exemplos desses no norte do país.
A floresta deve ser constituída por uma grande diversidade de plantas. Mas não sou especialista no assunto e creio que teremos oportunidade de ouvir os especialistas sobre a matéria.
Uma coisa é certa nada impedirá que tudo arda em períodos de extrema secura e ventos fortes, se houver alguém que pegue fogo por acidente ou de propósito.
Vejam o que aconteceu nas zonas de Sonoma County e Napa County na Califórnia, este ano. Morreram 40 pessoas para já, porque ainda estão algumas desaparecidas, uma cidade destruída (Santa Rosa) e 100.000 pessoas evacuadas, mais de 5000 casas e empresas (a maioria hotéis, spas e restaurantes) arderam. Trata-se de uma zona altamente turística cheia de vinhedos. A árvore predominante é o carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário